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Proximidade com a comunidade em todos os momentos
Diretoria da ACI deixa sua marca em dois anos de forte atuação pelo empreendedorismo local
Publicado em
07/05/2020
13:28:14
Da esquerda para a direita: Adriel, Viviane, Vanessa, Eduardo, Jéssica, Bernardo, Cláudia e Pedro
Em 2018, quando assumiu a presidência da ACI Cerro Largo, o empresário Bernardo Gulartt Melo encontrava uma situação bem diferente da atual. Mas o primeiro desafio também era grande: a realização da maior festa típica alemã da região, Oktoberfest Missões.
Foram 2 meses de trabalho intenso, que resultou no primeiro ponto para a diretoria composta ainda por Cláudia Mayer, Jéssica Eidt, Vanessa Sulzbacher, Adriel Schardong, Pedro Oli Stoffels, Guilherme Tonel, Viviane Borghetti e Eduardo Fitz.
Em dois anos, muitos feitos marcam a história da associação.
Oktoberfest Missões
Foi o primeiro grande desafio. Em pouco tempo tudo foi montado. Um baile de lançamento realizado e a divulgação iniciada. E tudo valeu a pena. Foi uma das edições com maior público presente e com mais expressivo resultado financeiro, para a ACI e entidades que participam juntamente da realização do evento.
Além da realização da 23ª edição, a diretoria encaminhou boa parte da edição de 2020. Estava acontecendo a preparação para o Baile de Escolha das Soberanas, que teria acontecido no dia 04 de abril. Estes preparativos foram cancelados em virtude da pandemia.
Entidades, doações e ações sociais
Todos sabemos que a Oktoberfest Missões, além de ser a maior festa típica da região, possui um papel social relevante para a comunidade. Os resultados beneficiam entidades que desenvolvem sua atuação em benefício de entidades e população locais.
Além da manutenção desta parceria na realização da Oktoberfest Missões, sempre conectados pelo contínuo diálogo, a ACI se envolveu em diversas frentes de apoio às entidades.
Exemplo disso foi a doação de parte do resultado da festa realizada em 2018, onde além da distribuição dos resultados às entidades que trabalharam no evento, a ACI destinou R$ 10.000,00 à AHCASA e R$ 5.000,00 à Brigada Militar.
Posteriormente, a associação abraçou outras causas. Em 2020, com o surgimento da pandemia, foram doados mais R$ 5.000,00 à casa de saúde, com a finalidade de adquirir equipamentos de proteção e outros necessários ao enfrentamento da doença.
Novamente na segurança a entidade teve papel protagonista. Encabeçou o projeto Polícia Amiga, com a confecção e distribuição de adesivos informativos e de apoio à corporação local. Com o objetivo de monitorar por câmeras externas do comercio, com autorização do proprietário, ajudando na segurança do próprio empreendimento e da cidade, assim como coibir possíveis delitos, foi doado um televisor de 55 polegadas.
Nova identidade visual e investimento em tecnologia
Um dos pontos defendidos pela gestão sempre foi de amplificar a visibilidade da entidade. Pensando nisso, e visando mostrar os novos tempos da entidade, que foi desenvolvida a nova identidade visual.
Representada pelos elos interligados, a logomarca transmite o verdadeiro significado da entidade, que trabalha pela união e desenvolvimento do empreendedorismo local.
Juntamente com a nova identidade visual, veio a criação do site que conta com dois pilares que serão cada vez mais utilizados pela associação. Além de trazer as informações institucionais e apresentar as novidades e atuação, o site possui ainda uma plataforma para cadastramento de currículos e um portal corporativo, do associado, que permite o gerenciamento das informações de cada empresa, exibidas na plataforma.
Grandes investimentos na sede da entidade
Nos dois anos de gestão, a sede da ACI Cerro Largo passou por uma grande transformação. Já na entrada, o local de recepção foi transformado em mais uma sala para a realização de cursos e treinamentos, disponível aos associados. Um local de tamanho intermediário, que já foi usado dezenas de vezes, cumprindo seu papel. Na nova sala, investimento em equipamentos como o televisor, para servir de suporte aos eventos realizados.
No auditório principal, investimento em equipamentos de som e projeção, que agora estão fixos e disponíveis para o uso em reuniões da diretoria, com associados, além de cursos e treinamentos. Ainda no espaço maior destinado a eventos, manutenção e reestilização nas cadeias, cortinas, móveis e investimento na arquitetura do local, com a colocação de painéis iluminados na parede lateral.
Também na sede da entidade foram feitos investimentos em segurança, com a instalação de completo sistema de câmeras de videomonitoramento.
Externamente, a fachada também mudou. Com a criação da nova identidade e posicionamento visual, a entidade foi identificada com a nova logomarca.
Palestras e treinamentos
Um pedido frequente dos associados nas diversas reuniões promovidas para ouvir os anseios dos mesmos, foram as palestras e treinamentos. E assim foi realizado!
Ocorreram 5 noites de negócios, com destaque para a última edição de 2019, que recebeu Marcos Sousa, um dos mais renomados palestrantes do país, que lotou o auditório da AMM.
Foram centenas de participantes em mais uma iniciativa que visou e cumpriu os anseios dos associados além de promover a imagem da entidade.
Investimentos no Parque Municipal de Exposições
Local da realização do principal evento do município, promovido pela entidade, o Parque Municipal de Exposições recebeu grandes investimentos financiados pela ACI. A cobertura permanente da Praça de Alimentação era um sonho antigo da entidade que foi instalado e inaugurado no ano passado.
Foram R$ 100.000,00 de recursos do caixa da ACI, mas que já estão dando retorno, uma vez que é mais um espaço que pode ser usado pela comunidade e ainda diminui os custos de locação de estruturas temporárias.
Novos associados
O novo modelo de gestão e a busca de novos associados resultou no aumento considerável do quadro social da entidade. Nos dois anos foram 80 novos sócios.
Proximidade com os associados
Desde o começo até o final da gestão, a diretoria buscou sempre a proximidade com o associado que participou das principais decisões da entidade.
Logo após a posse, foram convidados os associados para a discussão das prioridades da entidade. Também foram convocadas as entidades, que participaram de todos os detalhes da realização da Oktoberfest Missões.
Em dois momentos, foram realizadas grandes confraternizações com o intuito de reunir o quadro social. O primeiro, na realização do evento de apresentação dos resultados da Oktoberfest Missões, em dezembro de 2018. Ao final do ano passado, um jantar reuniu novamente os associados, objetivando comemorar o ano e integrar os empresários locais.
Sentimento de dever cumprido
Para Bernardo Melo, agora ex-presidente, “Durante 2 anos estive a frente desta entidade, junto da diretoria, desempenhar um trabalho digno aos nossos associados e foram várias batalhas. Me despeço com o sentimento de dever cumprido, afinal sempre tentamos dar o nosso melhor na condição que tínhamos. Agradeço aos 203 associados! Conseguimos, juntos, realizar a 23ª Oktoberfest Missões 2018, com muita alegria e espírito coletivo, espírito este que me faz cada vez mais acreditar no potencial de nossa cidade e nas pessoas que trabalham arduamente para que este evento seja realizado.”
Nova diretoria
Realizada virtualmente, pela nova plataforma de associados, a assembleia realizada na segunda-feira, 04 de maio, contou com a prestação de contas da gestão, relatório de atividades e a eleição da nova diretoria.
Para seguir os trabalhos frente ao empreendedorismo local, foi aprovada a chapa única composta por Henrique Lunkes (presidente), Rodrigo Neuberger (1° Vice Presidente) e Adriano Strieder (2° Vice Presidente).
Os novos dirigentes foram empossados e trabalham, inicialmente, na composição de todo o time da diretoria.
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